Para Tecnopress, participar da Feira da Mecânica é garantia de bons negócios e contatos duradouros

Segundo Paulo Castelo Branco, saída é o aumento de investimentos com a aquisição de equipamentos nacionais e importados, visando o desenvolvimento de inovações tecnológicas – e a Feira da Mecânica 2016 é o local para os negócios acontecerem.

Com ampla participação no mercado industrial do Brasil, a Tecnopress é uma das empresas confirmadas como expositoras da Feira da Mecânica 2016, que acontece de 17 a 21 de maio no Pavilhão de Exposições do Anhembi. A mais tradicional feira do mercado de bens de capital na América Latina chega a sua 31ª edição com foco em temas vitais para a indústria nacional, como smart manufacturing e tecnologias da indústria 4.0, como automação e robótica, impressão 3D e eficiência energética. Em entrevista, o diretor geral da Tecnopress, Paulo Castelo Branco, relata casos de sucesso que surgiram através da Mecânica, analisa o mercado nacional para bens de capital e apresenta alguns detalhes da companhia, que atua no mercado há quase 30 anos.

A Tecnopress é hoje uma das mais modernas indústrias brasileiras na fabricação de equipamentos para automação de prensas. Com mais de 8 mil equipamentos fornecidos e implantados, todos no sistema turn-key (prontos para uso), a empresa especializou-se no aperfeiçoamento tecnológico empregado no desenvolvimento de sistemas para cada aplicação, visando a redução de custos de produção.

Atualmente, quais segmentos industriais representam maior volume de negócios da marca?

Os segmentos mais representativos nos negócios da Tecnopress são a estampagem de peças para a área automotiva e sistemistas; linha branca incluindo produtos como geladeiras, fogões, freezers, lava-roupas e lava-louças; eletroeletrônicos, principalmente TVs de tela planas LCD, aparelhos de som, antenas parabólicas, telefones celulares e notebooks; móveis corporativos e residenciais; implementos rodoviários como os baús fabricados em alumínio para carga seca e refrigerada e embalagens metálicas.

Para a Tecnopress, qual a importância em participar da Feira da Mecânica? Como a feira impacta os negócios?

A importância da nossa participação é grande em vários aspectos. Tanto institucionalmente, pois já participamos desta feira há mais de 25 anos, como para o resultado de prospecção de negócios. Sempre coletamos um bom número de consultas e solicitações de empresas já cadastradas como clientes, bem como de novos clientes com quem nunca tivemos contato, apesar de estarmos há mais de 28 anos neste mercado de Automação. É incrível, na feira sempre aparecem clientes novos!

Como somos especializados em sistemas automáticos para prensas de estampagem e linhas de corte transversal de metais, como aço e alumínio, os clientes podem visualizar e ter contato com os equipamentos na feira, e conhecer lançamentos com novidades tecnológicas. Essas consultas, dentro da Mecânica, impactam bastante no nosso resultado anual. Normalmente, durante a feira, os visitantes nos passam uma descrição preliminar de alguma necessidade existente em seus processos de produção, ou ainda, de necessidades de projetos novos em desenvolvimento. Após o evento, marcamos reuniões para levantamento de mais detalhes e desenvolvimento de cotações técnicas e comerciais. Isso nos gera uma carteira de projetos cotados, que tem a sua maturação e definição no decorrer do ano.

Possui casos de sucesso que se iniciaram ou concluíram-se dentro da Mecânica?

Possuímos vários casos que se iniciaram dentro da Feira da Mecânica. A última que posso citar foi justamente na edição de 2014, onde atendemos um cliente de Santa Catarina que nos apresentou um processo industrial existente, mas que necessitava de uma automação completa. Após o término da feira, pessoalmente visitei o cliente. Depois de mais cinco reuniões, fechamos um primeiro projeto de seis meses até a conclusão.

Durante o desenvolvimento e entrega deste, identificamos a oportunidade de um segundo trabalho, que foi orçado e fechado, e tivemos mais seis meses de trabalho. Tivemos com outros clientes o mesmo resultado. Portanto, posso definir que a Feira da Mecânica é a oportunidade que temos de atrair o cliente para mostrar as possibilidades, as novas tecnologias e, desta forma, começar um relacionamento que normalmente gera resultados positivos com pelo menos 50% daqueles que mostram interesse em nosso trabalho durante a feira.

Como avalia o atual estágio da indústria nacional, e quais são as principais necessidades que a Tecnopress procura atender?

O atual estágio da indústria nacional é ao mesmo tempo preocupante e desafiador. Preocupante em função da atual situação da economia do nosso país que influenciou uma grande redução nos investimentos das indústrias nacionais e multinacionais estabelecidas. Desafiador porque sabemos que a única saída para esta situação brasileira será o aumento em investimento com a aquisição de equipamentos nacionais e importados, visando o desenvolvimento de inovações tecnológicas, para que possamos ter uma diminuição de custo na produção de manufaturados com melhor qualidade, e com valores agregados maiores.

Somente esse investimento pode proporcionar maior qualidade, maior economia de escala e alta tecnologia inserida, características que nos permitirão um aumento de venda no mercado interno e também no mercado de exportação.

Como a empresa entende a questão de eficiência energética e desenvolvimento de novos produtos?

A eficiência energética, a meu ver, é hoje uma obrigação de todos nós, pois sabemos que teremos pela frente grandes problemas inevitáveis ligados a este tema. Energia sempre será um recurso escasso e caro. Além disso, eficiência energética também colabora com o meio ambiente, pois a liberação de carbono diminui com essa eficiência. Hoje, quando pensamos em desenvolvimento de novos produtos, o primeiro conceito tem que ser a economia verde. Ou seja, levando sempre em conta a eficiência energética.

Como entende a importância de aliar-se a um evento como a Mecânica, com forte tradição no mercado latino-americano? A empresa tem parcerias com empresas de outros países?

Participar é muito importante, pois permite que prestemos atendimento, mostremos novidades e colhamos informação de muitos em um período curto, de cinco dias. Com a mudança de hábitos, muitos clientes concentram os seus negócios para começar os estudos a partir do primeiro contato da Feira da Mecânica ou Feimafe [também organizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado]. O mercado já sabe que ambas as feiras acontecem em maio, justamente a época que no Brasil começam as atividades em investimentos em novos projetos. Possuímos parcerias com empresas de vários países como Itália, Taiwan, Suécia, Finlândia e Alemanha.

***
A Feira da Mecânica chega à sua 31ª edição em 2016. A entrada é gratuita para profissionais do setor, que podem fazer o credenciamento online e imprimir a credencial em casa, antes de chegar ao evento.

O credenciamento pode ser feito no link: http://www.mecanica.com.br/Credenciamento/Credenciamento-de-Visitantes/

A Reed Exhibitions Alcantara Machado espera um público qualificado de 90 mil visitantes/compradores que entrarão em contato com as mais modernas tendências em máquinas, equipamentos e sistemas de manufatura industrial. Em sua última edição, em 2014, a Mecânica obteve 98% de satisfação de visitantes e expositores, com base em uma pesquisa aplicada durante a feira.

Serviço:
31ª FEIRA INTERNACIONAL DA MECÂNICA
Data: 17 a 21 de maio de 2016
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana – São Paulo – SP – Brasil
http://mecanica.com.br

Mais informações para imprensa:
2PRÓ Comunicação
e-mail: reed@2pro.com.br
Teresa Silva – (11)3030-9463
Myrian Vallone – (11) 3030-9404

Gerência de Comunicação – Reed Exhibitions Alcantara Machado
Antonio Alves – (11) 3060-5019 – antonio.alves@reedalcantara.com.br
Andressa Bezerra – (11) 3060-4747 – andressa.bezerra@reedalcantara.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s