ABIMEI divulga manifesto pelo fortalecimento da indústria nacional

Em nota, a ABIMEI – Associação Brasileira dos Importadores de Bens de Capitais – divulgou na semana passada a posição oficial da entidade frente á crise econômica que tem assolado o país inteiro e, muito especificamente, o setor importador de máquinas industriais.

Confira o texto na íntegra:

Manifesto pelo fortalecimento da indústria nacional

São Paulo, março de 2016.

É alarmante que, embora o Brasil passe pela pior crise econômica das últimas duas décadas, o governo e o Congresso estejam paralisados, com suas atenções exclusivamente dedicadas aos intermináveis escândalos de corrupção. Os sinais de pane geral na economia – entre eles a inflação e o desemprego galopantes – deixam muito claro que o momento de reagir com assertividade e objetivos bem delineados já ficou para trás faz tempo. É preciso, agora, correr para evitar problemas ainda maiores.

 

Para a indústria, setor que nós, importadores de máquinas, estamos dedicados  a fortalecer, a situação é mais preocupante. Isso porque, depois de anos de incentivos ao consumo em prejuízo da produção, os últimos governos brasileiros não só criaram a bolha que estourou em 2015 como prejudicaram seriamente a competitividade da indústria nacional, deixando-nos em um processo flagrante  de desindustrialização e sucateamento das máquinas e equipamentos industriais.

 

Na origem de todos esses problemas está o fato de que o Brasil ainda não possui uma política industrial bem definida, que crie incentivos para nacionalizar a manufatura e equipar a indústria de forma decisiva para aumentar a competitividade.

 

Desta forma a ABIMEI considera que o caminho para iniciarmos um processo de recuperação rumo ao crescimento sustentável passa pelo fortalecimento da indústria nacional. Acreditamos que nossos governantes devam criar incentivos para a produção industrial brasileira tornando-a competitiva internacionalmente.

 

Além disso, com o intuito de ajudar da forma como for possível, a entidade se coloca à disposição para prestar assessoria gratuita qualificada a empresas que desejam investir em melhoria de competitividade.

 

Paulo Castelo Branco Presidente da ABIMEI (Associação Brasileira dos Importadores de Máquinas e

Equipamentos Industriais)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s