Palavra do presidente

Recebemos nas últimas semanas algumas das notícias mais promissoras dos últimos anos: que o governo está finalmente avaliando uma redução significativa nas tarifas de importação para bens de capital. Hoje, as taxas aplicadas estão, na média, em 14%, e a Fazenda avalia reduzir essa média para 4%.

Quem está nesse setor entende o que isso significaria para o Brasil: tecnologia, produtividade, competitividade, emprego, renda.

Embora as notícias sejam apenas de uma intenção de fazer uma consulta pública a respeito dessa redução, já mostra pelo menos o entendimento que faltava à maioria dos governantes do país nas últimas duas décadas: de que  máquina importada, longe de gerar emprego no exterior, trata-se na verdade de um gerador de emprego e renda, de criação de oportunidades e de produtividade para a indústria brasileira.

Esse sentimento de virada de página foi reforçado pela última missão da ABIMEI a Brasília. Lá, nossa equipe visitou diversos membros colocados em posições estratégicas no governo, no ministério de desenvolvimento, no palácio do planalto e no Itamaraty. Conseguimos nitidamente mostrar a importância dos bens de produção importados para a competitividade do Brasil. E nos deparamos com um esclarecimento sem precedentes em Brasília. Vimos claramente que lá estão pessoas que entendem do assunto, muito mais abertos às informações que trazemos do que nos governos anteriores.

Esses sinais são promissores. Ainda temos um longo caminho a percorrer, mas este momento de recuperação é ideal para conseguirmos efetivar as mudanças essenciais que precisam ocorrer para devolver o Brasil ao lugar de liderança e pioneirismo a que ele pertence, tanto no mercado latino quanto no global.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s