Palavra do presidente

Ultrapassada a marca da metade do ano, pode-se dizer com segurança que 2018 está transcorrendo de forma muito semelhante ao que todos imaginavam: um ano mais ou menos travado, tanto pela Copa do Mundo  em andamento quanto pelos sucessivos e aparentemente intermináveis problemas criados pelo cenário político do país.

As sequelas que a crise nos deixaram são grandes e difíceis de debelar no setor industrial brasileiro, principalmente pela falta de previsibilidade futura.

Mais preocupante que isso, no entanto, é a falta de perspectiva de mudanças a partir do ano que vem. Faltando apenas três meses até as eleições que vão definir a nova configuração do Legislativo e o novo mandatário do país, ainda não temos uma definição clara de planos econômicos dos pré-candidatos. A nós, resta ter esperanças de que quem quer que venha a ser eleito tenha a coragem e a força para começar a implementar as mudanças estruturais de que o Brasil precisa com tanta urgência.

Por outro lado, o nosso setor nunca esteve tão próximo do centro de decisões que podem afetar os importadores de máquinas do que está agora. A ABIMEI tem mantido uma presença constante em Brasília, sempre em contato com pessoas chave do governo e sentimos que, talvez pela primeira vez, somos ouvidos e compreendidos. Resta agora transformar essa compreensão em medidas concretas que beneficiem não somente o setor, mas toda a cadeia econômica. E, mais uma vez, ter esperanças que os próximos governantes não desfaçam os passos cruciais que demos neste ano a caminho de uma verdadeira abertura comercial.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s